segunda-feira, 6 de abril de 2009

TNSJ - Tambores na Noite

Bora?

de 20 de Março a 26 de abril



de Bertolt Brecht
encenação e cenografia: Nuno Carinhas
interpretação: Emília Silvestre, Fernando Moreira, Joana Manuel, João Castro, Jorge Mota, José Eduardo Silva, Luís Araújo, Marta Freitas, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Pedro Frias, Sara Carinhas e Pedro Jorge Ribeiro




"Tambores é um perfeito exemplo da vontade humana. Fi-lo para ganhar dinheiro.” A confissão é do jovem Bertolt Brecht – um mulherengo, anarquista, songwriter, estudante de medicina, provocador, leitor de Rimbaud, e o que mais houver –, que assim revela o impulso que esteve na origem de uma peça que viria a causar profundo mal-estar ao Brecht da maturidade, ao ponto de levá-lo a equacionar a possibilidade de a excluir das “obras completas”. Afrontando o sentimentalismo, os ideais políticos e as boas intenções filantrópicas, Tambores na Noite exibe – contra o pano de fundo da Revolução Espartaquista na Alemanha do início do século XX – o esplendor de um herói… disfuncional, ou humano, demasiado humano: Andreas Kragler, proletário que, no regresso da frente de combate e do cativeiro em África, hesita entre a rua e a casa, a bandeira e a cama, a revolução e a noiva. A encenação de Tambores na Noite, que se torna agora a primeira de Nuno Carinhas na qualidade de Director Artístico do TNSJ, dá livre curso à força criativa da escrita do jovem Brecht, explorando os diferentes ritmos e os registos contraditórios de uma obra que subverte os modelos teatrais da época. Sob o signo de uma lua de sangue – nas palavras de B.B., “requisito quase imprescindível (e muito perigoso) das revoluções” – encena-se o mundo como circo da História…"


Sugestão: domingo, matiné (16h) dia 19.4.2009 | quarta, quinta 22, 23 (21h30)

6 comentários:

direitoÀcena disse...

Se for no fim de semana de 18/19 de Abril ok.

LN

direitoÀcena disse...

bolas... luisanet na net a qualquer hora... bjs, l.

direitoÀcena disse...

por mim pode ser nos dois dias que sugere. faltam os miudos... l.

Joana Neto disse...

Por mim tudo bem . Já cá estou :)

direitoÀcena disse...

Por mim ok para dia 19. 22 e 23 não me dá, tenho coisas marcadas.

(ln está na net a qualquer hora porque infelizmente está de computador aberto a trabalhar, a tentar acabar artigos que miseravelmente se revelam rebeldes em ser terminados. É o programa da semana.)

(ln)

Inês disse...

Não posso em nenhum dos dias, portanto, para minha grande tristeza, resta-me ir noutra altura sem dAc...que seca.

('faltam os miúdos' - que 'criiiida' :)