sexta-feira, 6 de junho de 2008

Luigi Pirandello. Esta noite improvisa-se.

Como prometido, comecei a minha investigação. Aqui vai o resultado da primeira incursão pelos textos para teatro.

Luigi Pirandello (Agrigento, 28 de Junho 1867 — Roma, 10 de Dezembro 1936) dramaturgo, poeta e romancista siciliano, foi considerado um renovador do teatro, com profundo sentido de humor e grande originalidade. As suas obras mais famosas são "Seis personagens à procura de um autor", "O falecido Matias Pascal, "Um, Nenhum e Cem Mil", "Esta noite improvisa-se". Recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 1934.

Em "Esta Noite Improvisa-se" Pirandello conta duas histórias paralelas. A da peça em si, que é a história de Mommina, Dorina , Totina e Néné, e a história dos actores a representar uma peça. É o teatro dentro do teatro, em que, máxima ilusão, na boca de uma personagem, Pirandello faz referência a si mesmo como o autor do texto.


(lbc)

5 comentários:

direitoÀcena disse...

Reclamação: A imagem das fotos em cima está demasiado grande e perde-se a perspectiva!

direitoÀcena disse...

agora já está em condições... lila

Inês disse...

Quem a pôs lá? Foste tu, Lilocas? :)

Pelo título parece.me bem, mas precisava de ler mais do que o que postaste..também ando a investigar!

Beijinhos

direitoÀcena disse...

sim, lila (oh pra mim a falar à jogador de futebol) andou a investigar e está a ler esse Pirandello. Até agora tudo perfeito. E esses exames? lbc

Inês disse...

Deixei tudo para segunda fase excepto Economia, que não posso estudar porque não tenho livro. Tudo graças a quem? À ASAE. Mesmo assim já estou cansada de estudar :p esta é sem dúvida a época mais deprimente do ano!

Como ontem não vieste connosco ao cinema acabamos por ir à sessão da 1 da manhã e tu perdeste um filmezinho de chorar a rir.. portanto, acho bem que a roupa para o casamento seja liiinda! E que te tirem fotos dignas de 'tela' ;)

Beijinhos

PS - Porque é que estamos a falar por comentários no blogue? :p