quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Workshop Teatro Físico (Physical Theater)

1 e 2 de Março de 2008

A Reitoria da Universidade do Porto organiza a 1ª edição do Workshop Teatro Físico a decorrer de 1 a 2 de Março de 2008.

Physical Theater é em geral o termo usado para descrever qualquer forma performativa que se dedica e se baseia em contar uma história (dramaturgia) essencialmente através da fisicalidade do corpo.
Teatro físico explora um texto pré-existente, mas o foco principal é no trabalho físico do intérprete, a expressividade através do corpo. É uma forma de teatro extremamente visual.
As acções em Teatro Físico podem ter uma base psicológica, ou centrado num ponto emocional, ou um texto como base e são várias as formas de pesquisa de movimento, como por exemplo, a pesquisa do movimento através de formas codificadas, o trabalho de improvisação, a pesquisa de uma linguagem gestual própria inserida num espaço físico real, entre outras.
A dança no teatro fundamenta o conceito de espectáculo que é, actualmente, a combinação perfeita entre técnica e sensibilidade do intérprete, onde o corpo é o principal comunicador de signos e símbolos cénicos. Permite um melhor desenvolvimento da arte de intérprete, funcionando a dança a voz e a emoção.
O Workshop (I Parte) pretende focar principalmente no trabalho físico do intérprete, e na expressividade através do corpo explorando a movimentação a solo, relação em dupla e grupo.
Construção de cenas através da pesquisa de movimento com objectos e/ou adereços.


Formadora:

Mafalda Deville

Nasceu a 24 de Novembro 1976 em Oliveira de Azeméis, Portugal.
Curso de formação de bailarinos na escola de dança Ginasiano seguido do Curso Especial em Dança Contemporânea e Coreografia na London Contemporary Dance School of The Place.
Inicia a sua carreira profissional em 2000 como Bailarina e Coreografa na Companhia de Dança BCN, tendo coreografado e interpretado, "Reverso do Passado", "Ver pág. 297", "Flipin'Ek" de Luís Carolino, "A Pessoa da Pessoa na minha Pessoa" de Elisa Worm e Mafalda Deville, "Porta Norte"entre outros.
Em 2003, é seleccionada através de audição para se juntar ao elenco de Bailarinos da Jasmin Vardimon Dance Company, em Londres, onde foi intérprete das produções "Lullaby" e "Park", que se encontram ainda em digressão. Em 2006 é convidada por Jasmin Vardimon para ser Assistente Coreográfica na sua última produção "Justitia".
Para além de bailarina, liderar as aulas e ensaios, é também responsável pelo trabalho educacional da Companhia realizando workshops e cursos por toda a Grã-Bretanha e Internacionalmente (Portugal, Irlanda, Berlim, Bruxelas, etc.)
Bailarina/Intérprete no Filme "Lullaby" produzido pela BBC e Bailarina e Coreografa no Filme/Dança dirigido e produzido por Israel Pimenta.
Contudo e paralelamente com Jasmin Vardimon Dance Company, Mafalda desenvolve o seu próprio trabalho criativo (Physical Theater), tendo coreografado, em 2006 "10 min. de Café" para o "Dança for de horas"pelo Teatro Aveirense.
Também em 2006 foi seleccionada pelo Teatro Aveirense para o Projecto Jovens Coreógrafos com a sua produção "Kouglof".
"I prefer to stand...simbolically" o seu ultimo trabalho coreográfico que teve estreia em Espanha a 29 de Setembro de 2007.
Actualmente desenvolve o seu próprio Projecto Educacional e Artístico sendo Directora e Fundadora do Projecto Escola Dança no Porto.

Nº máximo de participantes: 25

Horário: Sábado (14h ás 19h) e Domingo (10h ás 16h)

Informações e Inscrições: Ana Martins - anamartins@reit.up.pt ou 220408193

Preço: 25 € UP - 30 Fora UP

1 comentário:

direitoàcena disse...

Vamos lá ver se ao menos neste vou a tempo de me inscrever... :) Joana Neto