sexta-feira, 24 de outubro de 2008

OFICINA DE TEATRO I

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Jovem, junta-te a nós!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Os pitufos fazem hoje 50 anos!


O Mercador de Veneza


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TEATRO NACIONAL DE SÃO JOÃO
7-23 de Novembro de 2008

Terça a Sábado: 21h30
Domingo: 16h

de
William Shakespeare

tradução
Daniel Jonas

encenação
Ricardo Pais

interpretação
Albano Jerónimo, António Durães, João Castro, Jorge Mota, José Eduardo Silva, Lígia Roque, Luís Araújo, Micaela Cardoso, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Pedro Frias, Sara Carinhas e David Santos, Pedro Ribeiro


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Quem se anima?
Há desconto para o grupo de teatro.
Sugestão: marcar já para não perder pitada...

(lbc)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Nao desgosto...

...desta boca de cena.



Royal Theatre Carre, Amsterdam





Na 3a feira vai ser a vez da Mariza pisar este palco. 'Casa cheia', aka Sold Out.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Estados Eróticos Imediatos de Soren Kierkegaard

Fui ontem.

1. Texto que oscila entre trechos pontualmente muito bons e outros q.b. boring.
2. Sem grande evidência de encenação.
3. Interpretações sem grande nota de especial: algumas mesmo abaixo do que seria de esperar, como por exemplo no caso de Regina.
4. Alguns pormenores com piada no que respeita ao tirar partido de um espaço pequeno e despojado, aos adereços, ao guarda roupa.
5. Maquilhagem despropositada - e até se podia vislumbrar propósito no despropositado mas...não.
6. Não se sai a arrancar os cabelos - nem por ser demasiado mau, nem por ser demasiado bom.
7. Acho que tirava mais gozo da leitura do próprio Kierkegaard.
8. Não enche: vê-se. Tout court.

LN


PS Estava por lá o nosso amigo. Mesma camisa. Mesmas calças. Julgo que já é diferente o saco de plástico.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sobre Fernando Pessoa

Era um homem que sabia idiomas e fazia versos. Ganhou o pão e o vinho pondo palavras no lugar de palavras, fez versos como os versos se fazem, como se fosse a primeira vez. Começou por se chamar Fernando, pessoa como toda a gente. Um dia lembrou-se de anunciar o aparecimento iminente de um super-Camões, um camões muito maior que o antigo, mas, sendo uma pessoa conhecidamente discreta, que soía andar pelos Douradores de gabardina clara, gravata de lacinho e chapéu sem plumas, não disse que o super-Camões era ele próprio. Afinal, um super-Camões não vai além de ser um camões maior, e ele estava de reserva para ser Fernando Pessoas, fenómeno nunca visto antes em Portugal. Naturalmente, a sua vida era feita de dias, e dos dias sabemos nós que são iguais mas não se repetem, por isso não surpreende que em um desses, ao passar Fernando diante de um espelho, nele tivesse percebido, de relance, outra pessoa. Pensou que havia sido mais uma ilusão de óptica, das que sempre estão a acontecer sem que lhes prestemos atenção, ou que o último copo de aguardente lhe assentara mal no fígado e na cabeça, mas, à cautela, deu um passo atrás para confirmar se, como é voz corrente, os espelhos não se enganam quando mostram. Pelo menos este tinha-se enganado: havia um homem a olhar de dentro do espelho, e esse homem não era Fernando Pessoa. Era até um pouco mais baixo, tinha a cara a puxar para o moreno, toda ela rapada. Com um movimento inconsciente, Fernando levou a mão ao lábio superior, depois respirou fundo com infantil alívio, o bigode estava lá. Muita coisa se pode esperar de figuras que apareçam nos espelhos, menos que falem. E porque estes, Fernando e a imagem que não era a sua, não iriam ficar ali eternamente a olhar-se, Fernando Pessoa disse: “Chamo-me Ricardo Reis”. O outro sorriu, assentiu com a cabeça e desapareceu. Durante um momento, o espelho ficou vazio, nu, mas logo a seguir outra imagem surgiu, a de um homem magro, pálido, com aspecto de quem não vai ter muita vida para viver. A Fernando pareceu-lhe que este deveria ter sido o primeiro, porém não fez qualquer comentário, só disse: “Chamo-me Alberto Caeiro”. O outro não sorriu, acenou apenas, frouxamente, concordando, e foi-se embora. Fernando Pessoa deixou-se ficar à espera, sempre tinha ouvido dizer que não há duas sem três. A terceira figura tardou uns segundos, era um homem daqueles que exibem saúde para dar e vender, com o ar inconfundível de engenheiro diplomado em Inglaterra. Fernando disse: “Chamo-me Álvaro de Campos”, mas desta vez não esperou que a imagem desaparecesse do espelho, afastou-se ele, provavelmente tinha-se cansado de ter sido tantos em tão pouco tempo. Nessa noite, madrugada alta, Fernando Pessoa acordou a pensar se o tal Álvaro de Campos teria ficado no espelho. Levantou-se, e o que estava lá era a sua própria cara. Disse então: “Chamo-me Bernardo Soares”, e voltou para a cama. Foi depois destes nomes e alguns mais que Fernando achou que era hora de ser também ele ridículo e escreveu as cartas de amor mais ridículas do mundo. Quando já ia muito adiantado nos trabalhos de tradução e poesia, morreu. Os amigos diziam-lhe que tinha um grande futuro na sua frente, mas ele não deve ter acreditado, tanto assim que decidiu morrer injustamente na flor da idade, aos 47 anos, imagine-se. Um momento antes de acabar pediu que lhe dessem os óculos: “Dá-me os óculos” foram as suas últimas e formais palavras. Até hoje nunca ninguém se interessou por saber para que os queria ele, assim se vêm ignorando ou desprezando as últimas vontades dos moribundos, mas parece bastante plausível que a sua intenção fosse olhar-se num espelho para saber quem finalmente lá estava. Não lhe deu tempo a parca. Aliás, nem espelho havia no quarto. Este Fernando Pessoa nunca chegou a ter verdadeiramente a certeza de quem era, mas por causa dessa dúvida é que nós vamos conseguindo saber um pouco mais quem somos.

José Saramago, 5 de Outubro de 2008

http://caderno.josesaramago.org/

(LN)

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Novos membros

O Direitoàcena convida novos alunos com vontade de participar!

Os interessados podem (e devem!) enviar email para direitoacena@gmail.com


(LN)

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Workshop de Introdução ao Contacto Improvisação
com David Santos

Organização Tenda de Saias

David Santos Nasceu em 1983, no Porto. Tem a licenciatura em Teatro, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE). Participou em peças encenadas por Ricardo Pais, João Pedro Vaz, Cláudia Marisa Oliveira, Maria Clemência, Denis Bernard, John Britton, Afonso Guerreiro, José Leitão e Gonçalo Amorim. Acompanhou a
preparação do espectáculo O Tio Vânia, de Anton Tchékhov, encenação de Nuno Carinhas, e das leituras encenadas …A Tua Mão na Minha, de Carol Rocamora, direcção cénica também da responsabilidade de Nuno Carinhas. Encenou a peça Deus, de Woody Allen, apresentada na sala preta da ESMAE, Festival de Teatro Universitário da
Corunha e no evento Serralves em Festa. Participou na produção do Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro, de 2001 a 2003. Foi actor em Debaixo do Pano, filme
de Tomás Baltazar. Desempenhou funções de assistente de encenação e apoio ao movimento em produções como a peça D. João, de Moliére, enc. Ricarado Pais, apoio ao
movimento no espectáculo Teatro Escasso, enc. António Durães, e Maria de Buenos Aires, enc. João Henriques (TNSJ, 2006) e O Café de Goldonni enc. Giorgio Corsetti
(TNSJ 2007/2008). Foi assistente de encenação e coreografia de A Little Madness in the Spring, enc. Giuseppi Frigenni (Produção Casa da Música). Dedicando-se ainda ao
ensino, à performance e à dança, tendo já participado em coreografias de Dieter Heitkamp, Ronit Ziv, Nik Hafner,André Guedes, Susana Queiroz, Paola Moreno e Sérgio Cruz.
Actualmente é encenador do grupo de Teatro 'Cenatório' da Universidade Lusíada e professor de Expressão Dramática na Escola Ginasiano e movimento para
actores no curso profissional de Teatro do Externato Delfim Ferreira. Já foi por duas vezes convidado a leccionar movimento para actores no curso de Teatro do C.I.T.A.C. – Coimbra e deu também seminários no Balleteatro sendo um
deles de Contacto Improvisação. Desde 2006 até à data presente que lecciona Contacto Improvisação e movimento para o elenco do Teatro Nacional São João. Com Dieter
Heitkamp, um dos actuais mestres Europeus do Contacto Improvisação, foi intérprete da sua Lecture-Performance 'Hautsache Bewegung' (Movimento da pele) apresentado
em Frankfurt am Main, Dusseldorf e Berlin. Realizou recentemente como coreógrafo/performer uma residência, que resultou no espectáculo Peak Leisure Park, com um colectivo de artistas inseridos no P.E.T._1 (Project ensemble
Tanzlabor 21) no Teatro Mousonturm em Frankfurt am Main.

Workshop de Introdução ao Contacto Improvisação

Este workshop servirá como uma primeira fase, introdutória a uma intenção de formação contínua (aulas regulares) de contacto improvisação divulgada pela
Associação Cultural Tenda de Saias e leccionada por David Santos na Fábrica da Rua da Alegria.
Esta primeira fase é um pequeno workshop ou uma primeira aula um pouco mais longa, em que vamos mergulhar nos princípios do contacto improvisação através de
visionamento de vídeos e prática in loco com o corpo e mente como um todo. A pluridimensionalidade desta prática desenvolve-se através de uma abordagem esférica sensorial de trabalho sobre o corpo na relação com os conceitos da física, da fisiologia e da visualização.
O treino do corpo aborda desde um trabalho mais sensorial ao aeróbico passando por técnicas associadas ao movimento contemporâneo, moderno, body mind centering,
técnica de Alexander, meditação entre outras abordagens holísticas ao serviço da prática do contacto improvisação.
Com uma perspectiva de continuidade podemos evoluir em conjunto com diferentes pares, lado a lado, num espaço de desenvolvimento de conhecimento técnico (know-how) de contacto improvisação até partilharmos um sentido de uma linguagem própria singular e comum. Desta forma, quando tivermos as conhecidas Jam´s de Contacto Improvisação poderemos sentir crescer de forma mais consciente, a
técnica disponibilidade/consciência do nosso corpo performático no cenário já presente à nossa volta que é o espaço físico que todos habitamos e os corpos que nos
rodeiam mas, potenciados a um novo nível de consciência.
O nosso subconsciente é muito mais rápido a percepcionar e reagir ao mundo que nos rodeia que o consciente. Mas é através da disciplina do consciente e do
corpo que liberamos e damos autonomia ao subconsciente para intervir junto do consciente.
É essencial ter-se prazer pelo movimento e pelo contacto com outro para realizar esta prática.

Destinatários: todos os interessados
Local: Fábrica da Rua da Alegria
Rua da Alegria nº341, 4000 Porto
Datas: 25 de Outubro de 2008 das 21h às 23h
26 de Outubro de 2008 das 15h às 19h
Limite de inscrições: limite mínimo de 10 pessoas/limite máximo de 16 pessoas
Inscrição: 35 euros
Amigos da Tenda: 24,5 euros
Notas: O prazo de inscrição termina a 22 de Outubro de 2008. Para fazer a sua inscrição preencha a folha em anexo e envie para tendadesaias@gmail.com. Posteriormente faremos a confirmação da sua inscrição via email para
poder fazer transferência bancária.

Desistências até ao dia 22 de Outubro implicam a
devolução de 50 % do valor pago.

Desistências a partir do 1º dia do workshop não
implicam qualquer tipo de devolução.

Próximas actividades da Tenda:


Aulas Semanais de Contacto Improvisação
orientação David Santos

Local: (ainda a definir)
Datas: todas as 2ª feiras das 21.30 às 23.30
a começar a 3 de Novembro de 2008
Inscrição: 30 euros mensais
Amigos da Tenda: 21 euros mensais

Jam Session de Contacto Improvisação : )
Datas: todos os últimos sábados de cada mês das 19h
às 21h a começar a 29 de Novembro de 2008
Local: (ainda a definir)


Sugestão de Tiago Vouga do TUP enviado para o direitoacena@gmail.com

(lbc)

ESTUDOS TEATRAIS

Estudos Teatrais 2009

Inscrições de 1 de Out. a 30 de Nov.

O Centro de Estudos Teatrais da Universidade do Porto oferece a sua primeira formação interdisciplinar, de acordo com a relação fundacional entre as três áreas científicas que são sua matriz desde 2006. Direito, Letras e Arquitectura organizam-se em módulos autónomos, procurando um diálogo articulado entretanto ensaiado na actividade investigativa do Centro, no sentido de desenvolver a nível nacional, com destacada participação estrangeira, as potencialidades dos Estudos Teatrais na Universidade do Porto. Dinâmico na consciência de novas possibilidades entre escolas, atento às interpelações, hoje, da nossa cidade, o curso de Estudos Teatrais tenta uma Teoria do Drama, esboça um actual e futuro jurídico do exercício profissional, explora o texto dramático em si e nas suas projecções espectaculares, reflectirá dinâmicas da cenografia. Professores das Universidades de Nova Iorque, Londres,Bristol, Paris, Grenoble partilham, assim, na Universidade do Porto, as suas melhores experiências, desenhando connosco roteiros próximos.

MÓDULOS DO CURSO:
- Módulo A (Martial Poirson - U.Grenoble) - Atelier "classiques": le théâtre de répertoire à l´épreuve de la scène contemporaine.

- Módulo B (Glória Teixeira - U.Porto, Regina Redinha - U.Porto) - Direito
a) Fiscalidade, Gestão e Segurança Social.
b) Direito do Trabalho.

- Módulo C (Jorge Croce Rivera - U. Évora) - Verdade, representação e subjectividade.

- Módulo D (Armando Nascimento Rosa) - Imaginação Simbólica e Mitanálise em Teatro - Modos de comunicação teatral.

- Módulo E (José Manuel Martins - U. Évora) - Representação e realidade: O teatro de Pasolini entre o Enigma e o Mistério.

- Módulo F (Nuno Pinto Ribeiro) - O Mago, o Judeu e o Mouro: algumas projecções de mitos do Ocidente no drama de William Shakespeare e dramaturgos seus contemporâneos.

- Módulo G (Cristina Marinho) - Clássicos da literatura Europeia: Anfitriões.

- Módulo H (Awam Kapwa - U.NIorque) - Postcolonial Studies
General Topic - Drama and Ist Modernities
Program 1 - Colonial places, Postcolonial Spaces: The Politics of Drama and Performance;
Program 2 - Ethics and Subjectivity: Performance, Activism and Citizenship;
Program 3 - Drama, Performance and Inventions of Antiquity.

- Módulo I (Martin White - U.Bristol) - Performing Theatre History
a) Development of theatre history;
b) Theatre studies and performing studies;
c) Archives and documents;
d) Resuscitating and paste performance;
e) Enacting historical practices: documentation and dissemination.

DURAÇÃO: De Janeiro a Dezembro de 2009.

PREÇO:
O valor total da propina do curso é de 1250,00 euros.
O participante poderá, no entanto, optar por inscrever-se num único módulo, sendo os valores os seguintes:

• Módulo A - 200 Euros
• Módulo B - 200 Euros
• Módulo G - 200 Euros
• Módulo C - 150 Euros
• Módulo D - 150 Euros
• Módulo E - 150 Euros
• Módulo F - 150 Euros
• Módulo H - 180 Euros
• Módulo I - 180 Euros

Caso opte por frequentar os módulos C, D e F (programas integrados) pagará 400,00 euros.

INSCRIÇÕES: De 1 de Outubro a 30 de Novembro.

Mais informações
anamartins@reit.up.pt
rrodrigues@reit.up.pt

(LN)

domingo, 5 de outubro de 2008

Estados Eróticos Imediatos de Soren Kierkegaard


Recomenda-se




Estados Eróticos Imediatos de Soren Kierkegaard

...em cena no TCA até 31 de Outubro, pela Seiva Trupe. De Agustina Bessa-Luís. Encenada por Roberto Merino. Com pormenores - a descobrir - que fazem lembrar algumas ideias da Lila para o nosso Quinto Império. Advertência: torna-se difícil resistir à tentação de tentar decorar frases soltas do texto.

Esta vale mesmo a pena. É um bom regresso à plateia - o mote para, depois do
Silêncio, fazermos as pazes com o teatro.


quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Padrinho

(Ñeste dia não vou poder mas acredito que seja muito na linha do que fizemos na FDUP em tempos! Deve valer a pena.)

A Associação Jurídica do Porto vai organizar um jantar debate no dia 15 de Outubro, pelas 20,30 horas, no Restaurante Portucale, sito na Rua da Alegria, 598, no Porto, com a presença do Conselheiro Laborinho Lúcio, sob o tema “Entre a Teia e o Pano”.

Em virtude de existirem inscrições limitadas, o formulário de inscrição, remetido em anexo, deverá ser destacado, preenchido e devolvido até ao próximo dia 10 de Outubro (data até à qual os associados terão preferência na inscrição) para a seguinte morada: Rua Barão Forrester, 693 – 2º, 4050-273 Porto, acompanhado do pagamento correspondente a € 30,00 por pessoa para associados, e de € 35,00 para não associados.